Quem trabalha com muitos arquivos e diferentes versões sabe que elas precisam ser guardadas para acompanhar o desenvolvimento de determinado projeto. E, por isso, o backup é muito importante para que não haja nenhum risco de perda – problema que é recorrente em muitas empresas e até mesmo para quem trabalha em casa.
Backup é um procedimento em que são realizadas cópias dos arquivos em plataformas de armazenamento. Para ajudar você e sua empresa, separamos os 3 tipos de backup e como eles funcionam:
1. Nuvem
Não precisa de drives físicos, pois todo a armazenamento é feito online. Os sistemas de armazenamento na Nuvem mais conhecidos são o Google Drive, iCloud (da Apple) e Dropbox.
Prós: O custo é mais baixo do que um servidor próprio. Se a velocidade da conexão da internet for alta, os dados são carregados rapidamente e em tempo real. Ideal também para quem trabalha home-office.
Contras: O sistema, por ser 100% virtual, pode ser suscetível à invasão de hackers.
2. Backup completo
Nele, uma cópia de tudo o que tem no sistema da empresa (todos os arquivos, novos e antigos) é criada.
Prós: Cópia íntegra de todos os dados e arquivos à disposição, facilitando a recuperação com menos trabalho e mais rápido.
Contras: Demanda muito espaço de armazenamento.
3. Armazenamento doméstico
Esse tipo de backup é mais simples que os outros. Você pode armazenar seus dados e arquivos em HD externo, CD ou DVD. Para quem trabalha em casa e pequenas empresas que não conseguem investir em servidores maiores, pode ser uma alternativa muito boa.
Prós: Manter arquivos extras dos dados. Fácil resgate desses arquivos, além do baixo custo e segurança.
Contras: É vulnerável, pois pode ocorrer algum tipo de dano ou falha, o ideal é sempre pesquisar a melhor marca antes de utilizar esses itens.