Blog Americanet

Você sabe o que é Banda Larga?

Você sabe o que é Banda Larga?

Quando vamos escolher uma internet que atenda as nossas necessidades, nos deparamos com várias opções no mercado.

Além da diversidade, existem os tipos de conexão, como fibra óptica, DLS, via rádio e modem portátil, mas a mais comum delas é a Banda Larga.

Saiba como diferenciar este tipo de conexão das demais e saber se ela atenda às suas necessidades.

Como funciona a internet Banda Larga?

Primeiro você precisa entender que antes da Banda Larga, houveram outros tipos de conexão de internet. Acreditamos que você deve se lembrar de algumas, como a internet discada, por exemplo. Esta era conhecida pela baixa velocidade, dificuldade de navegação e ainda deixava a linha de telefone fixo ocupada.

Tendo em vista esta dificuldade, foi criada a Banda Larga que tem como principais características: velocidade de download, upload igual ou superior a 128 kbps e conexão permanente sem interrupções. Além disso, ela não deixava mais a linha telefônica ocupada.

A Internet banda larga é dividida em tipos diferentes em que cada uma atende um tipo de demanda. Ou seja, conexões mais robustas que atendem grandes empresas e as mais simples com uma demanda menor. Algumas das conexões disponíveis são:

DSL (Digital Subscriber Line)

Esse tipo de conexão chegou a ser um dos métodos mais populares de conexão. Ela é conjunta com a linha telefônica. Com a DSL, a velocidade de download costumava ser maior que a de upload, sendo mais utilizada em residências.

Cabo

Um pouco diferente da ADSL, a internet a cabo é feita pelo cabeamento da TV. É atualmente a conexão mais utilizada, tendo como vantagem a velocidade de download e upload que são proporcionais.

Rádio

A conexão via rádio é muito comum em regiões que não possuem internet a cabo, e é conhecida por alcançar alta velocidade. Para que ela consiga atingir boa velocidade, é importante que não haja barreiras que interfiram no sinal da antena.

Wi-Fi

Esta é uma conexão muito conhecida e utilizada, é uma opção sem fio de internet banda larga. Nesse caso, o sinal é transmitido por um modem com frequências entre 2,4 GHz e 5 GHz e seu sinal possui uma limitação de raio de alguns metros.

WiMax

Essa conexão é uma versão evoluída do Wi-Fi, pois possui um alcance maior podendo cobrir até uma cidade inteira.

4G

Esse é um tipo de conexão transmitido por antena. Sendo uma evolução do 3G que chegava a uma velocidade máxima de 7 Mbps, a conexão 4G pode chegar a 150 Mbps, dez vezes mais rápida que a 3G. E a conexão 5G está prevista para chegar nos próximos anos, com previsão de que esteja funcionando perfeitamente até 2025.

Satélite

Essa conexão tem certa semelhança com a 4G, pois também possui uma antena que distribui o sinal. Nesse caso, a diferença é que a antena é um satélite que pode ter alcance ilimitado de sinal. A desvantagem desse tipo de conexão é o tempo de resposta e envio de dados, além de ser um serviço mais caro.

Quais são as principais vantagens da Banda Larga?

A internet Banda Larga possui uma conexão direta e constante, logo, você conseguirá acessá-la em qualquer hora do dia. Além da disponibilidade, este tipo de internet possui velocidade superior às outras como a internet discada por exemplo, podendo fazer downloads e uploads com mais rapidez.

Você consegue fazer várias coisas ao mesmo tempo sem perder qualidade, como:

– Fazer downloads e uploads;
– Ver vídeos;
– Acessar e-mails;
– Navegar na internet;
– Fazer videochamadas e muito mais!

É válido lembrar que existem várias opções de planos de internet Banda Larga no mercado. Cada uma dessas opções oferece uma velocidade diferente. Portanto, é importante que você avalie sua necessidade antes de contratar um plano.

Desvantagens da Internet Banda Larga

Assim como qualquer produto ou serviço, a internet banda larga possui algumas desvantagens, como:

– Às vezes, dependendo da distância, esse tipo de conexão pode falhar;
– Os cabos dessa conexão são feitos de cobre e podem causar interferência em alguns equipamentos;
– É bom evitar colocar muitos Ts nos filtros de linha, isso pode causar uma corrupção de dados e com isso diminuir a qualidade e velocidade da conexão.

Como pode ver, a internet banda larga é uma evolução tecnológica que trouxe muitos benefícios para as pessoas em termos de qualidade de velocidade e estabilidade de sinal. Além disso, existem vários tipos de conexões que utilizam essa tecnologia e cada uma com suas características.

Esperamos que este artigo tenha lhe ajudado a entender o que é Banda Larga e quais são suas principais vantagens.

Acompanhe a Americanet pelo blog e rede sociais para mais informações e novidades.