Uma alternativa para ferramentas de texto, planilhas e apresentações convencionais, o Google Docs permite que qualquer pessoa com acesso ao documento edite de qualquer lugar a qualquer momento.
Por estar na nuvem, a ferramenta salva automaticamente as modificações e permite esse sistema colaborativo onde todos do time têm acesso ao conteúdo. A BBC elencou algumas dicas e truques para que você possa tirar o melhor proveito do Google Docs e nós vamos mostrar aqui!
1. Instale uma extensão para trabalhar offline
Por ser uma ferramenta online, você deve imaginar que se acontecer algum problema com o wifi durante o trabalho de edição, mas há a opção de trabalho offline para você continuar trabalhando mesmo se não estiver conectado.
Como? Baixe e instale a extensão “Documentos Google off-line” (Google Docs Offline) através do Chrome acessando “Configurações” (Settings) e selecionando “Extensões” (Estensions).
2. Crie um dicionário pessoal
Pode acontecer do dicionário padrão do Google Docs não reconhecer algumas palavras que você escreve – como neologismo, nomes próprios ou termos técnicos. Mas, você pode criar um dicionário personalizado, com todas as expressõe que você desejar.
Acesse “Ferramentas” (Tools) e selecione “Ortografia” (Spelling and gramar), na opção “Dicionário Pessoal” (Personal Dictionary”, você pode adicionar as palavras que deseja.
3. Recupere versões anteriores
Imagine poder acessar todas as versões de um arquivo e comparar as alterações feitas? No Google Docs isso é possível! Para isso, acesse “Arquivo” (File) e selecione “históricos de versões” (version history). Você acessa as versões desde a primeira, e confere todas as modificações do documento.
Legal, não é? Para conhecer mais, basta ter uma conta no Google e acessar www.docs.google.com!