Blog Americanet

Guia definitivo fibra óptica

Guia definitivo: o que é e como funciona a fibra óptica

Você já se deparou com comerciais de empresas de telecomunicação anunciando planos de internet fibra? Por tudo que é falado sobre ela, sabemos que, atualmente, é a melhor e mais rápida conexão do mercado.

Mas, afinal, você sabe o que é e como funciona a internet de internet fibra óptica?

Entenda de uma vez por todas como funciona esta tecnologia e elimine as dúvidas que você sempre teve.

Um novo jeito de se conectar

Imagine a seguinte situação: você está relaxando no seu sofá, pronto para assistir aquela maratona de filmes na Netflix, mas a conexão de internet não deixa. Não adianta esbravejar ou reiniciar o modem, pois o problema é a própria velocidade que deixa a desejar.

Você começa a pesquisar uma nova banda larga para instalar em casa e se depara com a um jeito novo de se conectar: a fibra óptica.

Vamos falar um pouco de física (calma, será um exemplo bem simples, ok?). Sabe aquele canudinho que usamos para tomar sucos e refrigerantes? Imagine um desses bastante comprido, capaz de chegar até outra cidade do estado onde você mora.

Pense que a parte interna deste canudinho foi toda revestida com vidro da melhor qualidade e bastante transparente. Vamos supor que você esteja em São José dos Campos, em uma das pontas. Na outra ponta, a outra pessoa que está na cidade de Poá liga uma lanterna e reflete a luz dentro do canudinho.

Por mais que vocês dois estejam separados por milhares de quilômetros,ainda vai ser possível conseguir ver a luz refletida de forma clara.

Isso sim é qualidade, não é?

E este é o princípio da fibra óptica: transmitir a maior quantidade possível de dados digitais através de um cabo extremamente fino, da espessura de um fio de cabelo.

E como funciona?

Para transmitir uma quantidade elevada de dados em uma fibra óptica, é necessário utilizar aparelhos que possam transformar sinais elétricos em pulsos de luz.

É como se a tal pessoa que estivesse na outra ponta, em Poá, tivesse um foto transmissor, gerasse dados digitais através da luz, refletisse naquele canudinho e tudo chegasse até você. Isso mesmo! Sem nenhuma interrupção, de forma perfeita.

Por que vale a pena ter um plano de internet fibra óptica?

Para quem já não aguenta reiniciar o modem várias vezes ao dia, ligar para o provedor de internet, reclamar e ter sua vida interrompida por um sinal ruim, a fibra óptica chega como uma solução:

Muito mais velocidade: O bit é a menor quantidade de informação digital que pode ser transmitida. Existe uma escala para separar essas quantidades, sendo: Kilobits, Megabits, Gigabits, Terabits e Petabits. É comum que a internet via cabo de cobre transmita Megabits. Porén, grande parte dos cabos de fibra óptica transmitem cerca de 40 Gigabits por segundo. A tendência é só aumentar!

– Resistência a interferências: os fios da fibra óptica são feitos de um material que dificilmente sofre interferências de cargas elétricas. Portanto, xô sinal que cai!

– Mais baratos: Os cabos de fibra óptica custam menos do que os cabos condutores de cobre.

– Vida útil: Já pensou em ter um material que dura cerca de 100 anos, com uso contínuo e sem precisar trocar? Essa é a vida útil destes cabos.

– Espaço de sobra: os cabos de fibra óptica ocupam menos espaço do que outros tipos de cabos justamente por causa da sua transmissão de dados.

Quais velocidades a fibra óptica pode alcançar?

Se você já estava admirado com o poder da fibra, vai ficar ainda mais depois de saber que estes cabos podem transmitir até 15 Terabits por segundo, além sustentar até 3.000.000 de chamadas telefônicas simultâneas ou até 90.000 canais de televisão.

É como se o estado inteiro do Tocantins estive numa ligação com alguém. Já pensou?

E já existem algumas companhias de telecomunicações que desenvolveram cabos com mais de 7000 km de comprimento (pouco menos que 7 vezes a distância entre São Paulo e Porto Alegre), justamente para transferir taxas maiores de dados.

Existe cobertura de fibra óptica no interior de São Paulo e outros estados?

Hoje, na maioria das casas brasileiras, existe a internet banda larga que tem sua transmissão através do sinal de roteadores nos padrões Megabit (conforme explicado anteriormente).

Porém, a fibra já está disponível para vários estados e cidades do Brasil inteiro, inclusive no interior de São Paulo.

Você pode conferir nesta lista quais cidades já são contempladas com esta conexão mais rápida:

Arujá
Caçapava
Cachoeira Paulista
Carapicuíba
Cruzeiro
Itaquaquecetuba
Lorena
Mairinque
Poá
Ribeirão Pires
Santa Isabel
São Roque
Aparecida
Canas
Cotia
Ferraz de Vasconcelos
Guaratinguetá
Itapevi
Jandira
Lavrinhas
Potim
São José dos Campos
Vargem Grande Paulista
Caieras
Cajamar
Francisco Morato
Franco da Rocha
Jarinu
Pirapora do Bom Jesus

Qual a diferença entre conexão DSL, via rádio e fibra?

Estamos tão imersos na era digital que algumas vezes nos esquecemos de verificar como certas coisas funcionam, que fazem mais sentido e/ou valem mais a pena de acordo com nossa necessidade ou disponibilidade.

Pensando desta forma, vamos explicar as principais diferenças entre a internet DSL, via rádio e fibra.

DSL

Túnel do tempo: Lembra quando era muito comum que as pessoas esperassem até à meia-noite de um dia útil para acessar a internet discada gratuitamente? Isso quando não aguardavam ansiosamente para que chegasse o domingo (o acesso era gratuito durante o dia todo).

A conexão só era interrompida quando alguém precisava falar ao telefone.

DSL deu o famoso “pulo do gato” com sua tecnologia que passou a não ocupar a rede. Mesmo funcionando a partir de uma linha telefônica, é possível que o usuário navegue na internet ao mesmo tempo em que conversa no telefone. Para evitar que haja algum tipo de interferência entre as duas, normalmente é utilizado um filtro de linha.

Conheça as vantagens e desvantagens deste provedor de internet:

Vantagens:

A capacidade de transmissão de dados varia muito pouco. A internet costuma ter variações apenas em horário de pico;
Não ocupa a linha de telefone;

Pode funcionar a partir de uma linha já existente.

Desvantagens

Não é muito rápida;
Se a rede onde estiver instalada for antiga, a chance de sofrer reparos é maior;
Manutenção demorada.

Internet via rádio

A internet via rádio é transmitida através da repetição de sinais. Calma, vamos explicar melhor: suponhamos que você more na zona rural de uma cidade que não possui disponibilidade para instalação de outros tipos de internet.

Neste caso, o provedor de internet que você contratar vai transmitir sinais com dados digitais para sua casa por meio de antenas estrategicamente posicionadas.

Portanto, a casa precisa estar “visível” para que essas antenas consigam transmitir uma conexão de qualidade, sem interrupções de sinal e com estabilidade.

Conheça as vantagens e desvantagens deste provedor de internet:

Vantagens

É uma boa relação custo x benefício, pois não precisa de estrutura para instalação e a conexão tem qualidade e velocidade;
A manutenção é rápida;
Através das antenas, até áreas que carecem de muita estrutura conseguem receber sinais de internet, como áreas rurais.

Desvantagens

Por causa do número elevado de redes atuando na mesma região, este serviço pode sofrer interferências com facilidade;
Regiões com prédios muito altos não recebem o sinal com qualidade, pois as paredes barram a passagem do sinal;
De acordo com a distância em que o local que vai receber a internet se encontra, pode ser que ocorram limitações e o alcance de velocidade seja prejudicado

A fibra é a melhor opção de internet?

Comparando com outros tipos de provedores, a fibra óptica sai ganhando pela sua qualidade e benefícios oferecidos.

Ela oferece uma internet muito mais estável e livre de interrupções de sinal. Além disso, não necessita de outra estrutura para funcionar, como a linha telefônica, por exemplo.

As únicas diferenças giram em torno do custo um pouco mais elevado e o tempo de manutenção que é maior.

O modem WiFi transmite o sinal da fibra óptica?

Antes de responder à pergunta, vamos entender como funciona esta tecnologia.

Este tipo de rede está bastante presente no nosso dia a dia, mas muitas pessoas ainda confundem seu funcionamento.

O WiFi é um tipo de rede sem fio que foi desenvolvida para redes locais de computadores, videogames, smartphones e tablets.

Por meio de ondas de rádio comuns, é possível transmitir dados de internet. Estas ondas são transmitidas através de roteadores. As ondas, por sua vez, são transmitidas via cabo, linha telefônica ou rádio. Quem recebe este sinal – ou seja, você -, precisa estar em um bom raio de ação para conseguir se conectar.

Portanto, respondendo à pergunta inicial: sim, o modem pode transmitir o sinal emitido pelos cabos de fibra óptica!

Como funcionam os extensores de WiFi?

Não é chato quando você está numa parte específica da casa e o sinal da internet não funciona muito bem?

Neste momento, entram em cena os extensores de sinal de WiFi. Estes aparelhos tentam estender o sinal de internet em pontos onde o roteador não consegue alcançar muito bem.

Na prática, ele intercepta o sinal do seu roteador, amplia e o retransmite. Para que isso aconteça, você pode colocar o fio do roteador principal até aquele cantinho da casa onde deseja ter mais sinal de internet e, em seguida, conectar o extensor WiFi.

Qual tipo de roteador devo comprar?

Se você pesquisar por roteadores disponíveis no mercado, vai se surpreender com a quantidade de opções e seus preços que podem variar de 100 a R$ 900 reais.

No meio desta busca, pode surgir a dúvida de qual modelo é ideal para a sua necessidade. Saber exatamente o que você precisa será um fator decisivo para pagar mais caro ou mais barato num aparelho de qualidade e que te atenda perfeitamente.

Observe que na embalagem de qualquer modelo de roteador existe um número seguido de uma ou mais letras: 802.11. Esta numeração é um protocolo usado pelo roteador para espalhar o sinal de WiFi ao seu redor.

Por padrão, a primeira geração de aparelhos usava a letra B (802.11b). Em seguida, surgiram outros padrões: G, N e o mais atual, AC.

Os modelos que seguem o protocolo 802.11AC são mais modernos e capazes de oferecer velocidades incríveis de internet! Além disso, eles mantêm a conexão estável em mais de um dispositivo ao mesmo tempo (notebooks, tablets, smartphones, Smart TV) e conseguem alcançar áreas maiores.

Antes de sair de casa para comprar o roteador padrão AC mais barato, saiba que seus dispositivos precisam ter suporte para ele. Pesquise para ter certeza de que seus aparelhos estão preparados para esta conexão.

Além disso, outra informação importante de se verificar é a frequência de rádio na qual seu sinal de WiFi vai ser distribuído. Em geral, os aparelhos apresentam frequência de 2,4 Ghz ou 5 Ghz. Esta última apresenta velocidades mais altas, mas nem todo aparelho que vai se conectar a ela tem suporte.

Portanto, fique de olho nos roteadores que operem nas duas frequências. Dessa forma, fica mais garantida conexão entre um ou outro.

Nem sempre os roteadores mais modernos e que custam mais caro são para todo mundo. Alguns usuários podem se dar muito bem com aparelhos mais baratos e em um padrão mais comum.

Tudo isso vai depender de quais são seus hábitos, qual a velocidade contratada no seu plano de internet e o espaço por onde você quer que o sinal de WiFi circule.

Quais planos de Internet fibra óptica existem no mercado?

Atualmente, várias empresas provedoras de internet oferecem planos de fibra para seus clientes. Porém, de forma geral, a utilização do serviço vai depender se na sua região há disponibilidade e qual a sua necessidade.

Na hora de pesquisar por um bom plano, você vai se deparar muitas vezes com empresas perguntando pelo seu CEP. A partir dele é possível verificar se a fibra está disponível para o local informado.

É importante saber que não existem planos de internet fibra óptica apenas para residências. Empresas também podem contratar esse tipo de serviço por custos menores.

Existem planos combo telefone fixo/móvel e internet fibra óptica?

Você gosta de ficar conectado e falar ao telefone também? A boa notícia é que no mercado existem combos de fibra + telefone fixo/móvel.

As operadoras estão pensando cada vez mais no conforto de seus clientes e criando planos com mais conexão de internet e ligações de fixo e móvel ilimitadas para outras operadoras. Basta pesquisar um pouco para descobrir qual o combo certo para você.

Como eu faço o teste de velocidade de internet? Quais aplicativos posso usar?

Nada mais chato do que estar maratonando uma série, jogando ou navegando nas redes sociais e ter seu divertimento interrompido pelo sinal da internet fraco. A paciência acaba ao ver o círculo da Netflix girando, o download do filme travado em 99% e os stories do Instagram não carregando.

Se você já testou os procedimentos básicos – reiniciar o modem, tirar da tomada, esperar 10 segundos e reiniciar os aparelhos – e mesmo assim a internet continua lenta, é interessante realizar o teste de velocidade da sua conexão.

Mas, afinal, eu preciso ligar para minha operadora?

Ainda não! É supersimples e rápido realizar este teste e você mesmo pode fazer. O próprio Google disponibiliza uma ferramenta para testar sua conexão.  Você pode realizar uma pesquisa com os termos “teste de velocidade de internet”.

Teste de velocidade da Internet

Um dos primeiros resultados será o teste de conexão do Google (caso não seja uma das primeiras opções, clique aqui). Fique tranquilo, a única informação que você fornecerá será o seu endereço de IP (o IP, ou Internet Protocol, funciona como uma identificação única para qualquer computador que esteja conectado à rede. É como se fosse o CPF do seu computador).

Após clicar em “executar teste de velocidade”, a ferramenta vai se conectar a um servidor e, rapidamente, em aproximadamente 30 segundos, vai mostrar os resultados que incluem velocidade de download e upload de arquivos.

Download, traduzindo de forma simples, significa baixar arquivos para o seu computador quando você está conectado à uma rede. Por exemplo: textos, mensagens, e-mails, imagens, músicas, vídeos e muito mais. Uploads são todos os arquivos que você envia para a rede, como fotos, informações em redes sociais e mensagens.

Resultado  de Teste de velocidade da Internet

A própria ferramenta vai alertar se a conexão de internet está lenta ou rápida. Não vai ser necessário se preocupar com linguagem técnica ou tentar adivinhar a velocidade por meio de cálculos.

Fiz o teste e minha internet está lenta, e agora?

Se o teste verificar que sua conexão está realmente lenta, entre em contato com seu provedor de internet para identificar o porquê das falhas. É importante que você fique sempre de olho para não pagar por um serviço que não está sendo entregue por completo.

Se o teste mostrar que sua velocidade está normal, mas continuar “lenta” para você, talvez seu plano atual não seja mais suficiente para sua demanda. Para isso, a recomendação ébuscar um plano que possa te atender de uma forma melhor.

Bônus: Tudo que você pode fazer com a fibra óptica

Agora que você sabe tudo sobre internet, saiba o que dá para fazer com uma #conexãodefibra:

·         Mais jogos: com um sinal estável de internet fibra, você pode jogar sem preocupações com o sinal caindo e travamentos.

·         Trabalhar em casa: para quem trabalha home office, uma internet com ultravelocidade e potência é muito importante. Afinal, quem nunca sofreu com uma reunião que ficava picotada ou algum documento que não chegava de forma alguma por e-mail?

·         Mais filmes e séries: relaxar não tem nada a ver com ficar esperando suas séries e filmes preferidos carregarem. A estabilidade da fibra não deixa você correr este risco mais.

·         Estudar: para os que preferem fazer cursos online, graduações à distância ou até mesmo participar de eventos na internet, a fibra proporciona uma conexão rápida e segura!

Aposto que ficou mais fácil decidir qual será seu próximo investimento de serviço de internet, não é? Escolha o plano que mais se adequa à sua necessidade e conecte-se com o que realmente importa!

—–

E aí, gostou do conteúdo? Aproveite que agora você é um expert em internet fibra e dê uma olhada nos planos e combos oferecidos pela Americanet clicando aqui.