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Conheça as principais diferenças entre a telefonia digital e analógica

O crescimento da tecnologia VoIP fez com que as empresas transformassem a forma com que se comunicam com clientes, fornecedores e internamente e essa transformação visa, basicamente, melhorar a eficiência de processos organizacionais e diminuir custos. Até poucas décadas atrás, pensar em linhas telefônicas significava ter uma linha fixa, analógica e por pulso, e que ainda é presente no nosso dia a dia, apesar de transformação digital pelo que o setor está passando e das opções mais modernas e eficientes existentes no mercado.

Enquanto as linhas digitais usam a internet para a transmissão de voz, convertendo  as chamadas em pacotes de dados, as linhas analógicas dependem de uma Rede Telefônica Pública Comutada (PSTN) para realizar as chamadas, além de exigirem a instalação e passagem de cabos para conectar as linhas ou ramais aos aparelhos telefônicos e PABX.

Atualmente, a telefonia chegou a sua 4ª geração: a era da telefonia IP, que permite ligações por intermédio do computador, dispositivos móveis ou aparelhos telefônicos com a garantia de maior qualidade e custos mais baixos e sem a necessidade de cabos, fios ou “quebrar paredes”.

A devida modernização

Em pouco mais de 100 anos, a tecnologia voltada para a telefonia foi de girar uma manivela, para enviar um sinal para uma telefonista que completava a ligação, para as centrais telefônicas inteligentes, com serviços de voz, dados e vídeos, apoiadas pela tecnologia 5G (ainda distante da realidade brasileira) ou fibra ótica.

Essa tecnologia, a VoIP,  permite ligações com maior qualidade, sem as limitações de um sistema analógico, mas isso também depende da qualidade da conexão com a internet, que, no Brasil, ainda oferece desafios para as empresas mais distantes dos grandes centros.

Obviamente, a maior diferença é em relação à tecnologia utilizada para a realização das chamadas. As linhas analógicas precisam estar conectadas à PSTN para poder realizar e receber chamadas. Já as linhas digitais usam a internet para isso, convertendo voz em dados, e eliminando a necessidade de fios e conexões físicas.

Mas há outras diferenças:

Escala

Se uma empresa cresce, basicamente precisa de mais linhas telefônicas para manter o negócio. Se na tecnologia analógica esse processo de implementar novas linhas é longo e depende da disponibilidade por parte da operadora, na linha digital, basta alguns comandos e novas linhas são instaladas rapidamente

Recursos

Nas linhas analógicas os recursos são básicos: identificação de chamadas, encaminhamento, bloqueio e chamadas de espera. Na linha digital, além desses mesmos recursos, é possível oferecer videoconferência, gravação, atendimento automático, integração com aplicativos, entre outros

Infraestrutura e mobilidade

Nas linhas digitais é preciso utilizar aparelhos que aceitem ligações via internet: desktops, dispositivos móveis, etc. Como voz e dados trafegam pela internet, esses dispositivos podem ser utilizados em qualquer lugar. Já a linha analógica, obrigatoriamente, precisa de um aparelho conectado à PSTN e a linha é fixa em um determinado ponto

Atendimento ao cliente

Com um compartilhamento de informações muito maior, a telefonia digital traz eficiência ao atendimento ao cliente, melhora processos e aumenta a produtividade. Já a telefonia analógica tem diversas limitações, por exemplo, impedindo o acesso a soluções em nuvem.

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